Book Now

Tourism

Tourism

Eido do Carvalhoso - Turismo Rural - Casa de Campo em Arcos de Valdevez, situa-se no coração do Minho. 

Os  nosso visitantes poderão conhecer todo o Alto Minho, concretamente, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Valença, Monção e Paredes de Coura. 

Dada a sua localização geoestratégica do Eido do Carvalhoso - Turismo Rural - Casa de Campo em Arcos de Valdevez, , é possivel, também conhecer toda a área do Parque Nacional Peneda Gerês , cidade de Braga, Guimarães e Porto. 

Eido do Carvalhoso - Turismo Rural - Casa de Campo em Arcos de Valdevez, encontra-se as 1 hora do Porto e de Vigo.

Pontos de Interesse Turisticos

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez está inserido no Parque Nacional Peneda Gêres, declarado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Sistelo está classificado como momumento nacional/paisagem cultural e os rios Vez e Lima integram a Rede Natura 2000. É um concelho rico em patrimônio ambiental, com valores naturais únicos. Devido à importância e raridade da sua fauna e flora, repleto de espécies endógenas , autóctones e DOP (Denominação de Origem Protegida), este patrimônio tem de ser preservado e valorizado.

Miradouros em Arcos de Valdevez

O silêncio é rei e os olhos perdem-se na imensidão da paisagem!

Há algo nos Miradouros que nos fazem querer parar alguns minutos , apreciar e capturar a magia do cenário para mais tarde recordar, seja numa fotografia ou simplesmente gravado na nossa memória.

Suba a um dos muitos Miradouros em Arcos de Valdevez e deslumbre-se com o que vai encontrar.

Miradouro da Estrica

 

Passeie pelos nossos Trilhos e Ecovias

Ecovia do Vez

Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez

O encontro relaxante e retemperador com a natureza, faz-se no Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez.

Apresentando como símbolo o melro d’água, um bioindicador da qualidade do ecossistema fluvial, o Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez é um centro de informação e acolhimento, porta de entrada para um percurso de 20 quilómetros entre a foz do rio e a Ponte de Vilela, revela riquezas naturais e patrimoniais com painéis de informação e postos de observação.

São vários os quilómetros de passadiços e pelo caminho são seis os observatórios de fauna e flora.

 Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez | MINHO DIGITAL

Vila de Soajo

Descubra as Brandas e Inverneiras pela Serra de Soajo!

As “Brandas” e “Inverneiras” serviam a economia agro-pastoril de sobrevivência que implicava transumância: nos meses de Verão, os pastores subiam para as “Brandas” com os gados, e aí permaneciam enquanto o tempo favorecia as pastagens de maior altitude, descendo depois às aldeias mais baixas, as “Inverneiras”, para resistir aos rigores do frio invernal. As “Brandas” situam-se geralmente a cotas superiores aos 600 metros de altitude, enquanto as aldeias de Inverno estão normalmente entre os 400 e os 600 metros.

 

soajo_002

Sistelo o "Tibete" Português!

Sistelo é vencedora nacional das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria de Aldeia Rural, em mais uma distinção da sua originalidade e encanto.
Sistelo , antiga póvoa medieval, guarda ainda toda a beleza rural ancestral. Conhecida como “o pequeno Tibete português”, tem nos seus fabulosos socalcos uma marca identitária única em todo o país; moldados durante centenas de anos pela intervenção humana, são o ex-líbris da povoação e verdadeiros símbolos do convívio secular entre Homem e Natureza, criando uma paisagem de características e únicas.
Retendo a terra, conduzindo as águas por um sistema específico de regadio e criando verdadeiras “escadas” de acesso vertical, os socalcos de Sistelo representam a forma inteligente e eco sustentada de obter provento agrícola e pecuário, sendo palco para criação das conhecidas raças autóctones de vacas Cachena e Barrosâ. A zona central da povoação guarda igualmente uma forte memória dos ritmos de então, com um núcleo de espigueiros, uma fonte e casario típico, para além da singular e misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, edificada nos meados do século XIX. A excepcionalidade e elevado valor patrimonial de Sistelo conduziram a um processo de classificação “Paisagem Cultural”, na forma de Monumento Nacional/ Sitio de Interesse Nacional, a primeira do seu género em Portugal, abrangendo os lugares de Igreja, Padrão e Porta Cova.

 

sistelo_004

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

O Santuário da Peneda oferece um espectáculo único!

O santuário foi construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX. A igreja foi terminada em 1875, embora seja provável que a tradição secular de Nossa Senhora das Neves e a dinâmica beneditina estabelecida pelo percurso dos monges do Mosteiro arcuense de Ermelo para a Fiães, em Melgaço, desse lugar ao estabelecimento de um pequeno espaço de culto em redor do século XIII.

Diante da igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros. Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos (hoje transformados num hotel), o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.

Uma das capelas ostenta uma inscrição que atesta ter ela sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal. Na primeira semana de Setembro realiza-se no santuário um grande arraial popular e uma enorme festividade, com um dia, inclusive, dedicado aos romeiros galegos, numa conjugação única de tradição, religiosidade e celebração popular.

 

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

Centro Interpretativo do Barroco

Uma porta para o Barroco no Alto Minho!

O Centro Interpretativo do Barroco- CIB, localizado na Igreja do Espírito Santo, foi concebido enquanto plataforma de conhecimento do Barroco na região do Alto Minho. Serve de porta de entrada para este período histórico nos 10 concelhos do distrito, e permite explorar as características ímpares deste templo, classificado como Imóvel de Interesse Público e uma verdadeira joia patrimonial.
O projeto visa não só promover a recuperação do edifício e do espólio arquitetónico nele integrado, como também divulgar o conhecimento da arte, da sociedade e do pensamento barroco.
O espaço destaca-se pelas tecnologias disruptivas que incorpora, que vão desde a realidade aumentada à realidade mixa, auxiliando na partilha do conhecimento e potenciando a componente cultural, pedagógica e turística.

barroco_outdoor-01

Paço de Giela

O Paço de Giela é um exemplar notável de arquitetura civil privada medieval e moderna, considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais, assim classificado em 1910.

Paço da Giela – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ponte da Barca

 

O reconhecimento do valor do património natural do concelho de Ponte da Barca não se limita à exuberância da vida selvagem na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Aproximadamente metade do concelho faz parte do território do PNPG, talvez por isso a paisagem de Ponte da Barca imprime-se a cores em retinas cansadas pelo stress do quotidiano. Por todo o concelho, os rios e os ribeiros, as albufeiras, as praias fluviais, as quedas de água e o verde da paisagem da Serra Amarela revelam imagens únicas e oferecem a possibilidade de contacto directo com a natureza.

Este vasto leque de recursos naturais que Ponte da Barca tem para oferecer, tem vindo a ser aproveitado para usufruto de todos aqueles que buscam no contacto com a natureza o refúgio ao agitado ritmo urbano.

Através da oferta das mais variadas actividades ao ar livre, vocacionadas para pessoas de todas as idades e de diferentes extensão e/ou características, o aproveitamento destas actividades de desporto, de lazer e de aventura favorecem a imersão mais intima no ambiente natural e nas maneiras de viver das populações locais.

Na forma de trilhos pedestres ou de actividades desportivas como o BTT, de seguida apresentam-se percursos elaborados por várias entidades que decorrem nas paisagens rurais de Ponte da Barca, nas quais a natureza e o homem convivem há milhares de anos.

 

Ponte de Lima

 

Viana do Castelo

 

Valença

 

Monção

 

Paredes de Coura

 

Braga

 

Guimarães

 

Porto

 

 Onde Comer - gastronomia e vinhos